top of page

Cicatrizes

Atualizado: 12 de abr.

Por: Por Psicóloga Hegli Norimar de Menezes



Quantas vezes paramos para pensar sobre as cicatrizes que carregamos em nossos corpos, cada uma tem um significado, algumas nos remetem a momentos engraçados, muitas pensamos “onde eu estava com a cabeça” para fazer determinada coisa. Existem cicatrizes que são invisíveis, mas estão ali.

Mas falarei de cicatrizes visíveis. Em especial cicatrizes decorrentes de intervenção cirúrgica.

Uma cicatriz para alguns é o sinal de vitória, para outros lembrança de que algo passou, mas ainda está ali e pode retornar a qualquer momento, para outros símbolos de superação, para alguns representa angústia e dor.

Como seres humanos únicos, cada um dará um significado a sua cicatriz.  Quando à mostra, desperta inúmeros sentimentos a quem vê e ao indivíduo que tem a cicatriz. Nunca saberemos qual o real sentimento que cada cicatriz traz ao seu portador, mesmo que nos coloquemos no lugar delas, é um sentimento único, as vezes banalizado com a frase “é apenas uma cicatriz”, mas esquecem tudo que aquela pessoa passou durante o processo até apenas ter uma cicatriz e nem sempre é só a cicatriz tem muito mais por de traz, pode ter um tratamento longo e difícil, pode ter uma vergonha de mostrar, uma mudança de hábito para “esconder” a cicatriz.

Nunca será uma simples cicatriz, sempre terá um significado para quem carrega a marca em seu corpo.

Qual a sua cicatriz?



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page